Logo LAAD 2018

Dia do Marinheiro acontece em São Paulo

O Comando do 8º Distrito Naval tem como propósito, contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha do Brasil na sua área de jurisdição e atender as necessidades da Marinha relacionadas com a obtenção de itens menores e de nacionalização junto ao parque industrial paulista.

O Distrito fica localizado na Vila Clementino, em São Paulo, próximo ao Parque do Ibirapuera, e coordena as atividades das Organizações Militares da Marinha do Brasil no Estado de São Paulo e é diretamente subordinado ao Comando de Operações Navais.

O Comando do 8º Distrito Naval tem sob sua subordinação as seguintes Organizações Militares:

• Capitania dos Portos de São Paulo;
• Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião;
• Núcleo do Comando do Grupamento Naval do Sul-Sudeste;
• Capitania Fluvial do Tietê-Paraná;
• Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio;
• Capitania dos Portos do Paraná;
• Capitania Fluvial do Rio Paraná;
• Delegacia Fluvial de Guaíra.

DIA DO MARINHEIRO

No dia 13 de dezembro, é comemorado o Dia do Marinheiro, data do aniversário do Almirante Tamandaré Joaquim Marques Lisboa, também conhecido como Marquês de Tamandaré, foi indiscutivelmente figura destacada no cenário militar do Brasil durante o império, principalmente no Segundo Reinado.

Tamandaré ingressou na Marinha de Guerra no alvorecer da independência que ajudou a firmar. O Marquês de Tamandaré foi uma das colunas resistentes e inabaláveis que sustentaram a independência nacional e consolidaram o império, resguardando-o da desagregação. Implantou o respeito ao soberano, manteve a disciplina nas Forças Armadas, a concórdia e a paz no espírito irrequieto dos brasileiros, do extremo norte ao extremo sul do Brasil, como um dever imperativo do seu sincero patriotismo.

Como Oficial-General, comandou a força naval brasileira no Rio da Prata entre os anos de 1864 a 1866. Atuou no conflito em solo uruguaio, quando exerceu o comando-geral das tropas da Marinha na tomada de Paissandu. Exerceu o Comando-em-Chefe da Esquadra brasileira na primeira fase de guerra contra o Paraguai, quando, além das vitórias em combate, organizou toda a linha logística necessária para a manutenção dos principais navios da Armada Imperial a tão grande distância de sua sede.

Foram-lhe concedidos pelo imperador dos seguintes títulos: Barão (1860), Visconde (1887), e Marquês (1888). Seu nome está inscrito no livro de Ouro no Panteão dos Heróis da Pátria, em Brasília.

O atual Comandante do 8º Distrito Naval é o Vice-Almirante
ANTONIO CARLOS SOARES GUERREIRO.

                                                


MEDALHA MÉRITO TAMANDARÉ

No dia 13 de dezembro, além da Marinha comemorar o Dia do Marinheiro, é entregue a medalha Mérito Tamandaré que é destinada para agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiros e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições navais da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.

NAIARA MESSIAS ALVES CABRAL
      PRIMEIRO-TENENTE (RM2-T)
ASSESSORA ADJUNTA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

TEL. (11) 5080-4805/4807

EMAIL: naiara@marinha.mil.br